sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A triste sina da Lotus


De salários atrasados até a saída de pessoas-chave da equipe - incluindo seu principal piloto, Kimi Räikkönen -, aos poucos a Lotus fez desaparecer a imagem de quarta força da Fórmula 1, que havia construído tão bem e sem muito esforço.

Com sinais evidentes de má gestão, a queda ao longo de 2013 foi inevitável. De tal forma que, hoje, já surgem rumores e dúvidas sobre a participação da equipe nesta temporada. Diante deste cenário, só existe uma certeza: por enquanto, a Lotus não passa de uma grande incógnita para 2014.

Esta semana, a equipe anunciou que não irá participar dos primeiros testes pré-temporada, em Jerez de La Frontera, no final de janeiro. O motivo: dar mais atenção ao desenvolvimento do novo carro. Motivo justo? Sim e não.

É importante lembrar que, até agora, a Lotus não tem motores garantidos para 2014, o que pode ser a verdadeira razão para a equipe não pisar em Jerez. Na pindaíba em que se encontra, e com dívidas ainda não pagas aos fornecedores, resta saber se conseguirá fechar algum acordo até a segunda bateria de testes, em fevereiro, no Bahrain.

Adrian Sutil / Sauber
Adrian Sutil, que não tem nada a ver com essa história, já disse que essa decisão já coloca a Lotus em desvantagem. Como novo contratado da Sauber, que também não está nadando em dinheiro, ele deve saber o quão importante será marcar presença no circuito espanhol.

Embora seja uma decisão arriscada, é provável que outras equipes também queiram abrir mão dos primeiros testes, como garante o chefe da Lotus, Éric Boullier, sabe-se lá baseado em quê. Pode ser que isso aconteça mesmo. O tempo é curto e, quanto mais tempo dispensado ao desenvolvimento do novo carro, melhor. Com tantas mudanças no regulamento, menos tempo na pista poderá resultar, no longo prazo, um resultado positivo ou um tremendo fiasco. Exemplos não faltam.

Em 2010, Red Bull e Force India não participaram dos primeiros testes pré-temporada e nem por isso saíram perdendo. A primeira, como se sabe, terminou o ano como campeã no Mundial de Construtores, enquanto que a segunda encerrou a temporada como sétima colocada na classificação geral, duas posições acima da obtida em 2009.

Dois anos depois, a Marussia perdeu o primeiro teste e pagou alto por isso, encerrando o ano em último no Mundial de Construtores. Já a Mercedes participou dos primeiros testes com o modelo de 2011 e ainda se deu ao luxo de não testar o carro no último dia. Terminou a temporada em quinto, uma posição abaixo do ano anterior.

A sorte está lançada. Se a Lotus terá sucesso ou não, só o tempo poderá dizer.

Crédito da Foto (Adrian Sutil): TEAMtalk Media

Nenhum comentário :

Postar um comentário