sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Forza, Schumacher!

Em um dia que deveria ser de festa - ainda que discreta, ao lado da família, como Michael Schumacher desejava comemorar seus 45 anos -, fãs de automobilismo do mundo todo aguardam hoje, ansiosamente, para que o ex-piloto alemão acrescente mais um número à sua honrosa lista de 91 vitórias. Se conseguir, sem dúvida terá sido a mais importante de sua vida.

Embora o heptacampeão siga lutando como um bravo no leito de um hospital, a imprensa - depois de ouvir os médicos que estão cuidando do ex-piloto - faz sua parte e segue juntando informações com médicos especialistas para tentar entender melhor a gravidade da situação e o que poderá acontecer com Schumacher, levando em consideração os danos em seu cérebro causados pelo acidente.

Confesso que fiquei bastante apreensivo, depois de observar a imagem abaixo, divulgada há poucos dias pela Agence France-Presse, e que mostra de que maneira o cérebro do ex-piloto foi afetado logo após a pancada na cabeça e quais foram os procedimentos iniciais adotados pelos médicos para reduzir a pressão intracraniana.


Embora a imagem não especifique os locais exatos de cada lesão, é possível se ter uma noção da gravidade da situação. Além disso, também me chamaram a atenção os riscos decorrentes do acidente, independentemente do tempo em que Schumacher ficará internado. A lista é assustadora: perda de memória, problemas cognitivos, paralisia, perda de equilíbrio, epilepsia e, finalmente, morte.

Com base nessas informações, e levando em conta a pouca idade e a condição física de Schumacher, acredito que ele sobreviverá ao acidente. Ainda assim, nada é garantido, haja vista o que aconteceu no final do ano passado com Maria de Villota, um ano e três meses após seu acidente nos testes da Marussia. Mesmo sobrevivendo, creio que seja muito difícil Schumacher sair dessa sem sequelas, dada a violência do choque.

Como se sabe, qualquer novidade sobre o estado de saúde do ex-piloto só será dada pelos médicos caso ocorra alguma alteração em seu quadro. Diante disso, só nos resta esperar e torcer para que o mais bem-sucedido campeão da história da Fórmula 1 continue lutando como o guerreiro que sempre foi e que muito em breve tenhamos boas notícias.

6 comentários :

  1. Vamos torcer pra que Schumacher se recupere o mais rápido possível e se ele não vai ficar com nenhuma sequela recorrente desse acidente. #Força Schumi!

    ResponderExcluir
  2. Na torcida pela recuperação do Schumi! Fico feliz que o Almanaque esteja de volta! =)

    ResponderExcluir
  3. Grande torcida pra ele conquistar a 92ª e mais importante Vitória de sua vida! Que bom ter o Almanaque de volta! :))))))

    ResponderExcluir
  4. valeu Alexandre, parabens pelo esforço em manter o almanaque vivo, vamos prestigiar.
    Quanto a Schummy estamos rezando para ele sair dessa vivo, mesmo que algumas sequelas fiquem é possível levar a vida existem vários exemplos de pessoas que superaram essa adversidade e continuam ativas

    ResponderExcluir
  5. Muitos casos considerados graves já nos surpreenderam positivamente no final.
    Muitas histórias de pessoas que venceram a morte e as consequências físicas e neurológicas de forma espantosa.
    É o que espero e torço para que aconteça com ele, um vencedor que sempre teve determinação, preparo físico e força suficiente para driblar este momento difícil.
    Talvez tudo isso tenha levado o Schumi justamente a esse momento.
    Para conquistar a vitória mais importante de sua carreira... sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Estamos todos na torcida pelo Schumacher :)

    ResponderExcluir