quarta-feira, 15 de abril de 2015

Preview: GP do Bahrain 2015

 © 2015 - Pirelli
Para este ano, a Pirelli determinou os mesmos jogos de pneus usados nos GPs da China, médios e macios, apesar de a pista de Sakhir ser um pouco mais quente do que a de Xangai (clique n o infográfico ao lado para vê-lo ampliado).

Uma das principais características de Sakhir é o asfalto. Por ser o mais abrasivo de toda a temporada, ele exige muito dos pneus, cujo desempenho muda sensivelmente no decorrer da prova.

A temperatura também é outro fator relevante. Se na largada as condições são bastante críticas, por ser realizada no fim da tarde, a situação se ameniza um pouco conforme vai escurecendo e a temperatura começa a cair, diminuindo o desgaste dos pneus, mas ao mesmo tempo reduzindo a aderência.  Por enquanto, não há previsão de chuva.

Com o início da temporada da GP2 também no Bahrain, será usado, junto com a Fórmula 1, um total de 2.700 pneus, tendo 65 profissionais da Pirelli escalados para o fim de semana em Sakhir.

 © 2015 - Almanaque da Fórmula 1

Integrante do calendário da Fórmula 1 desde 2004, o circuito de Sakhir está localizado a 30 km da capital barenita, Manama. Projetado pelo alemão Hermann Tilke em 2002 e inaugurado dois anos depois, permite uma série de configurações em termos de traçados, espalhados em seus 5.412 km de extensão, incluindo um oval de 2,5 km. Tem capacidade para 70 mil espectadores, sendo 10 mil na arquibancada principal.

A pista é composta de quatro longas retas e 15 curvas, que em alguns casos exigem um bocado dos freios. É nas curvas 1, 4, 10 e 14 que estão as maiores chances de ultrapassagens, o que é um fator positivo. Isto porque, das dez provas disputadas até agora no Bahrain, apenas em quatro delas o vencedor foi o detentor da pole position.

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