sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Rubens Barrichello e a piada que vale a pena

© Divulgação Vivo
Que Rubens Barrichello virou sinônimo de piada entre os menos entendidos em automobilismo - incluindo no pacote programas de humor bem questionáveis -, é fato conhecido. A eterna fama de pé-de-chinelo está aí para provar.

Com o surgimento do hoje finado Orkut, em 2004, não demorou muito e logo surgiram as primeiras comunidades e perfis falsos com o nome do piloto, dando mais espaço às piadas sem fim.

Famoso por se sentir facilmente atingido em situações desse tipo, o resultado não poderia ser outro: um processo nas costas da Google, dona do serviço, movido em 2006.

Oito anos depois, Barrichello mete R$ 200 mil no bolso, como indenização. Bem abaixo dos R$ 850 mil pedidos por ele na época, mas ainda assim, uma graninha considerável. Em uma época em que muita gente pensava que a internet era uma terra sem lei, Barrichello era alvo fácil para coisas desse tipo. Mas havia um preço a ser pago por isso. A Google que o diga.

Este ano, o cenário parece ser outro. Recentemente, a operadora Vivo contratou o piloto para divulgar um de seus produtos, tendo como pano de fundo sua eterna e injusta fama de lento. Em um dos comerciais, o ator João Côrtes, atual garoto-propaganda da marca, tira um sarro da internet móvel (e lenta) do piloto, ao fazer upload de uma selfie, ganhando em troca um olhar de reprovação. Em outro, o mote é o uso de hashtags do passado, como #chatiado, #comofas e #polvopaul, se comparadas ao descolado #pegabem do moleque ruivo. Campanha criativa, e que certamente dá o que falar.




Não é a primeira vez que Barrichello topa participar de comerciais em que, além de divulgar um produto, fazem uso de sua fama de lento ou lembram momentos constrangedores de sua carreira na Fórmula 1. Em 2013, estrelou campanha da Volvo onde seu objetivo era, mais uma vez, "desafiar todos os alemães", tirando um sarro da narração de Cléber Machado no GP da Áustria de 2002, com a frase que ficou famosa: "Hoje, não! Hoje, não! Hoje, sim!". Este ano, a Renault fez o mesmo.

Aparentemente, Barrichello parece não se importar com isso quando a piada é movida a contratos e, principalmente, grana no bolso. Sinal claro de quem, com o passar dos anos, aprendeu a rir de si próprio, ganhando para isso e sem se importar com a opinião alheia. Acho que ele faz bem. Parece estar feliz assim. No fundo, deve estar é se divertindo muito com tudo isso. Como se diz hoje em dia: The zoeira never ends!

Nenhum comentário :

Postar um comentário