quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Force India apresenta: Info Wing

Dos testes coletivos que estão sendo realizados desde ontem em Abu Dhabi, a novidade ficou mesmo com o chamado Info Wing, ou "Info Asa", em bom português. Trata-se de um dispositivo composto de telas de LED, desenvolvido por Anthony Hamilton - pai do Lewis - e posicionado acima da entrada de ar, nas laterais das câmeras onboard. O objetivo é transmitir ao público informações como as três letras que identificam o sobrenome do piloto, sua posição na corrida, o pneu que está sendo usado e o número de pit stops.

© Hamilton Management Group

O dispositivo foi testado hoje pelo australiano Spike Goddard, no teste coletivo do qual participou hoje, pela Force India, a bordo do VJM07. A ideia é que, no que depender da FIA, o equipamento comece a ser usado na temporada de 2015. Outros protótipos também estão sendo desenvolvidos para categorias como DTM, Indy, NASCAR, kart e motos.

© Sutton Images

Ainda não encontrei nenhum vídeo mostrando o Info Wing em funcionamento. Por enquanto, fiquem com as fotos. De qualquer modo, não vejo muito sentido em seu uso. Na TV, acho desnecessário, pois já temos acesso a dados relevantes em todas transmissões para que se tenha compreensão do andamento da corrida. Ainda assim, serão feitos testes para saber se na telinha a coisa realmente funciona.

Nos autódromos, dependendo do ponto em que o torcedor estiver posicionado, talvez não seja tão fácil enxergar essas informações, principalmente durante o dia e com os carros em alta velocidade. E com telões espalhados por toda a pista, mostrando a transmissão oficial da FOM, talvez as pessoas não fiquem prestando muita atenção nisso. Tudo vai depender dos testes que serão feitos nos próximos meses.

E o que vocês acham? Será que a ideia vai vingar?

2 comentários :

  1. Na ALMS, tem um sistema que vi na corrida e pelo que pesquisei chama-se leader lights ID system, que mostra a posição do carro e fica na lateral dos posantes, claro que pela longa duração da prova tem essa necessidade. Esse do pai do Lewis ja é mais completo, concordo que pode ser difícil de visualizar principalmente no autódromo, mesmo assim ainda aprovo a ideia, informação nunca e demais.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi muita necessidade nesse novo aparato, acho que dificilmente será bem visível durante um dia ensolarado, com chuva ou à noite pode até ser interessante, mas como foi citado no post, já temos informações suficientes tanto pela TV como no autódromo.

    ResponderExcluir