Números estatísticos sempre deram um sabor especial à história de qualquer modalidade esportiva. São eles que nos ajudam a ter uma panorama dos fatos que vão muito além daquilo que vemos pela TV e no jornalismo esportivo. Com a Fórmula 1 não poderia ser diferente. Em quase 70 anos de história, a principal modalidade do automobilismo de competição é recheada de números que ajudam a traduzir, por meio de seus recordes, a grandeza desse esporte. E boa parte deles pode ser vista no livro Formula 1 - The Knowledge, publicado pela Veloce Books (www.veloce.co.uk) e que chegou às minhas mãos há pouco mais de três semanas.
Trata-se de uma publicação inteiramente dedicada não apenas aos recordes, mas também às curiosidades capazes de satisfazer ao mais exigente dos fãs. É resultado do primoroso trabalho de pesquisa feito pelo inglês David Hayhoe, iniciado em 1982 - ainda de forma manuscrita - e convertido, sete anos depois, no livro Grand Prix Data Book. Dois anos depois, em reconhecimento pelo seu excelente trabalho, Hayhoe foi convidado a atuar como estatístico oficial do famoso anuário Autocourse, função que exerce até hoje com muito orgulho, além de colaborar em outros livros e revistas especializadas.
Foi a partir de uma seção dedicada aos recordes e curiosidades nas três edições seguintes de Grand Prix Data Book que surgiu a base do projeto Formula 1 - The Knowledge. Lançado em abril deste ano, o livro chama a atenção não apenas pela enorme quantidade de dados publicados em suas 544 páginas, divididos em mais de 1200 seções, com informações detalhadas sobre pilotos, equipes, carros, motores, pneus e circuitos, de 1950 a 2018. Além das informações estatísticas, das mais básicas às mais complexas, ele traz uma série de curiosidades fora do comum e que até então eu desconhecia ou tinha encontrado em qualquer outra fonte. E esta é a essência desse novo trabalho, ao apresentar algo jamais visto em outras publicações do gênero.
Gerhard Berger e Michele Alboreto - Ferrari / 1988 |
Vale mencionar também o que aconteceu com os dois únicos campeões norte-americanos da categoria: Phil Hill e Mario Andretti. Os dois foram campeões no Grande Prêmio da Itália, em Monza, em 1961 e 1978, respectivamente, sendo ambos disputados em um domingo, dia 10 de setembro. E nas duas ocasiões, apenas seus respectivos companheiros de equipe - Wolfgang von Trips e Ronnie Peterson - se mantinham na disputa pelo título. Ambos morreram em decorrência de acidentes nessas duas corridas.
Outros dados bem interessantes incluem, por exemplo, as mudanças nos regulamentos de cada temporada, os diferentes formatos dos treinos de qualificação e todos os modelos de safety cars usados ocasionalmente entre 1973 e 1992 e em caráter oficial a partir de 1993.
David Hayhoe |
Um de seus principais desafios com a nova edição foi garantir que as tabelas de dados estivessem corretas, principalmente na fase final de preparação do livro. "Os últimos nove meses foram os mais difíceis, pois algumas tabelas que já tinham sido enviadas à editora estavam completas, enquanto outras precisavam de atualizações com os dados do final da temporada de 2018", diz David.
O que torna "Formula 1 - The Knowledge" tão especial é o fato de ele não ser um livro comum, daqueles que vão te exigir uma leitura linear ao longo de vários dias, da primeira à última página. É um conteúdo que vai além do óbvio e pede para ser consultado aos poucos, de acordo com a sua curiosidade. É algo que leva tempo, sem dúvida, mas isso você certamente terá de sobra até o lançamento da próxima edição.
Formula 1 - The Knowledge - 2ª Edição
Autor: David Hayhoe
Formato: Capa Dura, com 544 páginas e 90 fotos
ISBN: 978-1-787112-37-7
Veloce Books - www.veloce.co.uk
Contato: Tel: +44 1305 260068 | E-mail: sales@veloce.co.uk
Preço: US$ 85 (EUA) / £$ 55 (UK)
Nenhum comentário :
Postar um comentário