tag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post4938213337733988898..comments2022-04-11T16:48:51.796-03:00Comments on Almanaque da Fórmula-1: Entrevista: Christian FittipaldiUnknownnoreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-53104391732466003472015-02-13T15:20:02.699-02:002015-02-13T15:20:02.699-02:00Excelente condução de entrevista, e excelente a pa...Excelente condução de entrevista, e excelente a participação do Christian, respondendo às perguntas de maneira bem "completa" (quem comanda esse tipo de coisa, sabe como é difícil arrancar isso de entrevistados).<br /><br />Viajei no tempo aqui! Deixei até de trabalhar para ler com toda a tenção do mundo... É, talvez, o melhor material sobre o Christian Fittipaldi que eu já li. Uma aula!Jaime Peres Boueri Gomeshttp://www.motordrome.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-22037080827419583392015-01-19T17:27:21.546-02:002015-01-19T17:27:21.546-02:00Oi, Andre. Obrigado pela visita. Não é sempre que ...Oi, Andre. Obrigado pela visita. Não é sempre que tenho tempo ou disposição para escrever aqui no blog, mas quando o faço, busco trazer algo que não se encontra em outros espaços, como essa entrevista com o Christian, a entrevista com o Bertrand Gachot, entre outros assuntos que eu considere relevantes.<br /><br />Sobre o público no Brasil, você tem razão. É exatamente isso. Boa parte dessas pessoas só acompanha Fórmula 1 por causa do Ayrton Senna, e muitos que ainda assistem as corridas hoje só o fazem por causa dos pilotos brasileiros, ignorando o fato de que esse esporte tem uma representatividade bem maior do que esse ufanismo bobo que a mídia alimenta o tempo todo.<br /><br />Nunca vi o "Linha de Chegada" como um bom programa sobre automobilismo. Foi melhor no passado e, na fase mais recente, de vez em quando acertava na escolha dos entrevistados. Ainda assim, era nítido de que se tratava para um público leigo, que apenas acompanha algumas corridas, mas não se informa direito sobre esporte a motor.<br /><br />Se hoje as empresas não investem mais em equipes ou pilotos no Brasil, não é por falta de programas assim, e sim porque as corridas propriamente ditas foram perdendo seu espaço, tanto na TV quanto na imprensa, de modo geral. Se você pesquisar o acervo da Folha de S. Paulo na internet, por exemplo, vai constatar que antigamente davam um bom espaço para várias categorias. Isso foi se perdendo ao longo dos anos.<br /><br />Além disso, devemos levar em consideração que automobilismo sempre foi automobilismo de elite, coisa para poucos mesmo. Daí, não atrai qualquer tipo de público. E por aqui, nunca tivemos um público profundamente conhecedor de automobilismo. Nem na época do Emerson.<br /><br />No Brasil, por que o futebol atrai tanta gente? Porque é esporte de pobre, que qualquer moleque consegue praticar assim que aprende a andar, usando qualquer coisa como bola, e para a cabecinha de tanta gente sem instrução nesse país, é um esporte cujas regras não têm tanta complicação. Já o automobilismo é demais pra cabeça do povão. Justamente por isso a transmissão da Globo nas corridas de Fórmula 1 é sempre aquela coisa superficial que a gente já conhece. Se complicarem demais, priorizarem demais a parte técnica, o povão começa a achar aquilo chato demais e muda de canal.Alexandre Carvalhohttp://www.almanaquedaformula1.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-36029390994048981802015-01-19T17:02:18.887-02:002015-01-19T17:02:18.887-02:00Alexandre, antes de mais nada, é a primeira vez qu...Alexandre, antes de mais nada, é a primeira vez que visito seu blog. Fui direcionado pelo seu comentário no vídeo de aniversário do Christian, ontem.<br />Você usa uma linguagem simples e faz perguntas boas, o que é muito positivo. Continue assim e espero ver mais posts seus nesse espaço.<br />Quanto ao assunto em pauta, sinceramente, acho uma pena. Compactuo das críticas que você faz ao programa e ao apresentador, mas o que me preocupa é o crescente desinteresse do público, da grande massa, no esporte a motor. E quando os grandes veículos, no caso o Sportv, pára de transmitir um programa exclusivo de autimobolismo, menos pessoas estarão sendo expostas a esse esporte que nos apaixona e a partir daí, entramos na espiral de um ciclo vicioso. Parte desse ciclo explica a nossa escassez de talentos atualmente. Sem audiência, as empresas não investem e sem investimento não há novos talentos. O programa tinha defeitos, tinha. Mas pelo menos mostrava corridas, carro e seus patrocínios, por exemplo. <br />Outro efeito colateral é a desinformação, cada vez mais insalubre do "fã" de automobilismo aqui. Coloco entre aspas porque o brasileiro não gosta muito de automobilismao. Com raras exceções, esses "fãs" gostavam de Senna, porque ganhava, e olhe lá. As discussões são sempre as mesmas, pobres e a visão, míope e distorcida por uma imprensa que não consegue explicar, ou não quer, para elucidar um número enorme de pessoas que poderiam fazer essa roda voltar a girar. <br />Abraço e continue a escrever!Andre Raul Rochanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-80870835023642084752015-01-19T14:21:21.374-02:002015-01-19T14:21:21.374-02:00Show de bola mesmo!Show de bola mesmo!Lucianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-83580128687086100362015-01-19T13:37:50.508-02:002015-01-19T13:37:50.508-02:00Oi, Lucia. Obrigado. A ideia é exatamente essa: mo...Oi, Lucia. Obrigado. A ideia é exatamente essa: mostrar um lado que raramente os veículos, especializados ou não, mostram. Daí as perguntas fora do comum, fugindo do trivial.Alexandre Carvalhohttp://www.almanaquedaformula1.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-30782124902509354522015-01-19T13:36:47.026-02:002015-01-19T13:36:47.026-02:00Oi, Alvaro. A meu ver, o que pesou mais no caso da...Oi, Alvaro. A meu ver, o que pesou mais no caso da Minardi foi a mudança para o motor Lamborghini. Como ele mesmo disse, foi a partir dessa troca de motores que o carro começou a não ir tão bem como tinha sido em 1991 (guardadas as devidas proporções em relação a outras equipes, é claro), só melhorando a partir da segunda metade do campeonato.Alexandre Carvalhohttp://www.almanaquedaformula1.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-39788179596178967862015-01-18T13:26:08.617-02:002015-01-18T13:26:08.617-02:00Muito bacana a entrevista! Li um Christian bastant...Muito bacana a entrevista! Li um Christian bastante maduro e autocrítico sobre a própria carreira. Deu pra perceber da parte dele um tantinho de arrependimento pela forma como a entrada dele na Fórmula 1 se deu. Percebi que embora ele levasse a carreira à sério, ele via na Fórmula 1 uma extensão natural de sua trajetória de piloto, enquanto para a família e principalmente para Wilson, era algo bem maior, de tremenda carga afetiva no mau sentido da expressão. De bom, ficou a pessoa bem resolvida.<br /><br />Outra coisa também ficou clara: Christian exagerou sobre o desempenho da Minardi-Ferrari de 91, e esse erro de avaliação foi decisivo para uma má escolha que foi a sua ida pra lá. O motor Lamborghini pesado e beberrão que era - muito mais do que o Ferrari de 90 que a Minardi usou em 91 - era um encosto.<br /><br />Outros dois pontos interessantíssimos: primeiro, ele foi enfático sobre o desprezo que tem por Pierluigi Martini, após o italiano ter causado o looping que poderia ter matado o brasileiro em Monza. Segundo, quando falou sobre sua relação com Rubens Barrichello: mesmo um Christian adolescente já sabia diferenciar coleguismo de amizade em um ambiente tão competitivo.Alvaro Wanderleynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-90402821699344752272015-01-18T12:50:40.013-02:002015-01-18T12:50:40.013-02:00Parabéns, Alexandre! Belíssima entrevista: isenta,...Parabéns, Alexandre! Belíssima entrevista: isenta, rica em detalhes e detalhando pontos que outros canais jamais abordam. Também fiquei impressionada com a maturidade do Christian e com as análises que ele fez da sua carreira: sem pedantismo e muito pé no chão. Bela surpresa!!!!Lucianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-2066003670163565262015-01-18T12:26:28.043-02:002015-01-18T12:26:28.043-02:00Belo trabalho! Entrevista riquíssima em detalhes, ...Belo trabalho! Entrevista riquíssima em detalhes, vc arremata tudo muito bem, do início ai fim e ainda vai além. Muito bom saber disso tudo sobre Christian e o automobilismo. Parabéns Alexandre, vc me impressiona. Se faz por hobby muito bem, imagine se fosse fazer profissionalmente!!myrna costanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-6994153135922261352015-01-18T09:33:06.550-02:002015-01-18T09:33:06.550-02:00Parabéns pela entrevista Alexandre!! Ficou muito b...Parabéns pela entrevista Alexandre!! Ficou muito boa e esclareceu muitas coisas sobre a carreira do Christian.Marcelo Barrosonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3150343956324420719.post-66416139400374429432015-01-18T08:38:36.574-02:002015-01-18T08:38:36.574-02:00muito boa a entrevista, o Cristian acaba mostrando...muito boa a entrevista, o Cristian acaba mostrando um lado que pela falta de maiores informações são pouco valorizadas pelo público em geral, que é avaliar uma carreira por angulos que não sejam apenas númerosMário Salustianonoreply@blogger.com