domingo, 5 de abril de 2015

Felipe Nasr e alguns segredos da fábrica da Sauber

 © 2015 - Sauber F1 Team
Quem vê, pode até pensar que estou sendo pago pela Sauber, de tanto que elogio a sua atuação nas mídias sociais, mas não é o caso. É que a equipe suíça tem usado tão bem a comunicação digital, com o objetivo de se aproximar dos fãs, que não tem como ignorar o bom trabalho feito até agora.

Na semana passada, a equipe publicou mais um vídeo bem interessante, entre tantos outros disponíveis em seu canal no YouTube. Desta vez, a Sauber dá aos fãs a oportunidade de conhecer um pouco de sua fábrica, em Hinwil, e parte da produção de seus carros, por meio de uma visita guiada pelo piloto brasileiro Felipe Nasr.

Na primeira parte do vídeo, Felipe explica que, depois que os projetistas desenham cada parte do carro, elas são produzidas, a laser, na Sala de Protótipos Rápidos (Rapid Prototype Room). Cada peça, independentemente de sua complexidade, leva entre 3 e 24 horas para ser produzida.

 © 2015 - Sauber F1 Team
 Felipe Nasr explica como é produzida cada peça dos carros da Sauber, em um processo a laser

Após este processo, as peças são instaladas em um modelo com 60% do tamanho original do carro, para que sejam testadas no túnel de vento e se descubra de que maneira elas afetam seu desempenho. Em seguida, são novamente produzidas, desta vez para a escala de 100%.

E é na sala de controle do túnel de vento que uma equipe de profissionais especializados simula cada posição do carro quando está na pista, em um processo que dura, no máximo, dez minutos. Para se ter uma ideia do que um túnel de vento é capaz, ele produz certa de 4 mil cavalos de potência, em uma turbina de seis metros de diâmetro, movimentando um milhão de litros de ar por minuto.

 © 2015 - Sauber F1 Team
 Para testar a aerodinâmica dos carros, um imenso túnel de vento com uma turbina de seis metros de diâmetro

Na sala de limpeza, cada parte do carro é cuidadosamente tratada, eliminando-se qualquer particula de sujeira antes da colagem das camadas de fibra de carbono. Posteriormente, as peças são levadas à autoclave, um forno imenso onde são, literalmente, cozidas a uma temperatura de 150 graus centígrados, durante quatro horas. É dessa forma que cada parte do carro ganha a rigidez necessária.

Achou interessante? Então assista ao vídeo abaixo e deixe sua opinião na área de comentários deste post. :-)

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