sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O que esperar do GP de Abu Dhabi?

Daqui a dois dias, a Fórmula 1 encerra a temporada de 2014 trazendo para Abu Dhabi uma das decisões mais aguardadas nos últimos anos. E isso por conta da reviravolta na fase final do campeonato, quando, a partir do GP da Itália, Lewis Hamilton, aparentemente, aprendeu a lidar com a pressão psicológica de Nico Rosberg, dando início à incrível sequência de cinco vitórias que levou à liderança do Mundial de Pilotos.


Foi nesse momento que, a meu ver, Rosberg vacilou, perdendo oportunidades cruciais para colocar o jogo novamente a seu favor. Se a sequência de quatro pódios, incluindo a vitória em Interlagos, não o deixou tão afastado de Hamilton na tabela de pontos, o abandono em Cingapura pode ter sido determinante para que o sonhado título tenha lhe escapado das mãos de forma antecipada, colocando-o em evidente desvantagem no circuito de Yas Marina.

Se por um lado a pista dos Emirados Árabes causa impacto pelo luxo e exuberância, por outro é capaz de produzir uma das corridas mais monótonas do campeonato, mesmo com mais uma decisão de título nas costas (a primeira foi em 2010, com Sebastian Vettel campeão). Sendo mais uma cria de Hermann Tilke, a pista é, ao longo de seus 5.554 km de distância, um mix de longas retas, que exigem o máximo do motor, e trechos de baixa velocidade, castigando os freios.


De certo modo, não deixa de ser um desafio aos pilotos, embora não garanta a frequência de ultrapassagens que todos gostaríamos de ver. De interessante mesmo, só o fato de a corrida ter início ao entardecer e terminar já durante a noite.

A combinação de resultados em Abu Dhabi, somada à idiotice da pontuação dobrada desta última etapa, dá a Hamilton uma vantagem considerável para garantir o título, embora a tarefa não seja nada fácil. Se vencer ou terminar em segundo, independentemente da posição de Rosberg, subirá ao pódio de Yas Marina como bicampeão. Se Rosberg vencer a corrida, terá que torcer para que Hamilton termine em terceiro para ser o campeão. Com Rosberg terminando em segundo, o título só virá caso Hamilton tenha um mau desempenho e não passe da sexta posição, o que é pouco provável, embora não impossível.

Existem outras possibilidades de resultados que, provavelmente, farão com que os torcedores mais fanáticos fiquem fazendo cálculos durante todo o andamento da corrida, o que pode ser bem interessante. Mesmo em Abu Dhabi.

Crédito das imagens: The Independent e Formula 1® - The Official F1® Website

3 comentários :

  1. acho que estamos criando uma expectativa grande , mas aposto que Hamilton vai marcar Rosberg e talvez para surpresa seja o alemão e não o inglês a perder a serenidade, mas esse meu palpite é carregado do meu lado torcedor pelo Hamilton

    ResponderExcluir
  2. Depois que o Hamilton conseguiu virar o jogo a favor dele, na segunda metade da temporada, passei a descartar a possibilidade de o Rosberg ser campeão. Ele dormiu no ponto e perdeu várias oportunidades de retomar a liderança nos pontos e abrir vantagem. Se tivesse conquistado o título, teria sido com uma boa ajuda do fator sorte, pois dependeria unicamente do azar de Hamilton.

    ResponderExcluir
  3. Não vi o post antes, mas de qualquer forma vou deixar meu comentário. Concordo com o momento determinante para a perda do título por Rosberg. Também torcia para o Hamilton e, a exemplo do que o Mario comentou, também acreditava que o inglês iria lidar melhor com a pressão, até porque bastava ele comboiar o alemão durante a corrida toda, caso o Rosberg fizesse a pole, como de fato aconteceu. Também considerei uma idiotice essa história de pontuação dobrada e entrava em pânico quando pensava que alguma coisa esdrúxula pudesse ocorrer e o título poderia ficar com quem não merecia, fruto apenas dessa maluquice. Sei lá, um MaldAnado, acertar um deles rsrs. Felizmente tudo correu dentro do esperado e merecido: seria frustrante o Rosberg ganhar com quase a metade das vitórias do Hamilton. Não se ganha um campeonato só com polepositions. Parabéns ao Comandante Hamilton, quiçá Sir Lewis Hamilton, em breve. 😜😜

    ResponderExcluir