quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nada de Oscar para "Rush"

E "Rush" acabou não recebendo nenhuma indicação para o Oscar, certamente deixando frustrados milhões de fãs de automobilismo em todo o mundo e até mesmo o diretor do filme, Ron Howard.

Para mim, nenhuma surpresa. O filme é bom, mas não tem, digamos, "cara" de filme com potencial para um Oscar, apesar da excelente atuação do Daniel Brühl no papel de Niki Lauda. A verdade é que "Rush" é apenas um filme de entretenimento, puro e simples - apesar do drama de Lauda mostrado na tela -, enquanto filmes indicados ao Oscar costumam ser recheados com uma dose extra de carga dramática, com maior apelo junto aos membros da Academia.

Vocês concordam? Opinem aí nos comentários.

15 comentários :

  1. O que ficou na minha memória da Lotus é esta das cores preta e dourada :-)

    ResponderExcluir
  2. Na memória de muita gente. E foi tão marcante que a atual Lotus acabou usando as mesmas cores, embora com um layout bem diferente.

    ResponderExcluir
  3. Não poderia concordar mais... O filme teve uma ótima atuação do Bruhl, e também foi mto bem produzido, mas Oscar já é outra coisa... é um filme de entretenimento, ficaria surpresa se fosse indicado em alguma categoria...

    ResponderExcluir
  4. É exatamente o que penso, Caroline. Seria uma baita surpresa se "Rush" tivesse recebido alguma indicação. Em se tratando de "Oscar", os nomes envolvidos, na maioria das vezes, são de gente graúda, peso-pesado mesmo, de tal forma que, muitas vezes, parece que é tudo carta marcada.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo diferente, ela era uma das minhas preferidas!

    ResponderExcluir
  6. Putz, tinha comentado isso, Alexandre, da impressão de cartas marcadas, mas achei que fosse nóia minha e apaguei rsrs.

    ResponderExcluir
  7. concordo também com as opinões expressas aqui e teria a acrescentar que além de tudo Hollywood e a Academia necessitam daquela fórmula manjada mas que sempre funciona e vende ingresso...mocinho vence no final...Rush foi bem de bilheteria mas não tem mocinho muito menos vilão...são dois grandes pilotos vivendo no limite e como na vida real ninguém é certo ou errado o tempo todo...estória muito realista pra industria do sonho. Considero como um grande registro cinematográfico desse mundo das corridas mesmo que não tenha a chancela da estatueta dourada.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre, concordo, apesar de ter torcido ao menos para 1 indicação,apenas por que gosto de automobilismo, mas não é um resultado injusto o que aconteceu não

    ResponderExcluir
  9. O filme é muito bom sim, não só pra quem gosta de automobilismo mas para o público em geral. Foi muito bem produzido, a atuação dos atores foi ótima mas realmente não tem perfil de filme para se indicado ao Oscar.

    ResponderExcluir
  10. Acho que Rush, além de entretenimento, funciona como uma homenagem à competição e ao ambiente da F1 dos anos 70 que não existe mais; mas, realmente, não tem o apelo de um Oscar. Não que o Oscar seja a última bolacha do pacote, já premiou filmes fracos (e a Sandra Bullock, gente, pelamor); mas ele tende a premiar uma certa fórmula que, realmente, tem um roteiro mais bem amarrado (no caso de melhor filme). O diretor, Ron Howard, já tem uma estatueta, por Uma Mente Brilhante, e é queridinho da Academia, mas concordo com o André Barcinski quando diz que é viciado em fórmulas, redundante, bastante inferior a outros notórios diretores de blockbusters, como o Spielberg (que nem é meu preferido). Até por isso, nem mereceria. Mas eu fico aqui pensando como é que teria saído esse filme nas mãos de alguém mais talentoso, como um Werner Herzog, por exemplo. Não estaria no Oscars, também, mas quem liga?

    ResponderExcluir
  11. "Rush" é um bom filme, isso não há duvidas. Mas para além das razões já descritas por aqui, há mais algumas: a qualidade dos filmes a concurso este ano é muito boa, e a Academia não é fã de filmes de desporto, a não ser que façam parte de coisas mais vastas, como em "Munique", por exemplo.

    Em contraste, nas nomeações da Academia Britânica - que não deve ser menosprezada - "Rush" têm quatro nomeações: filme, ator secundário, edição e som. E eles não são virgens em termos automobilisticos: "Senna" foi nomeado três vezes e ganhou dois prémios. Portanto, também existe algum preconceito da Academia, apesar de já terem premiado Ron Howard e o Peter Morgan.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo, não creio que um filme mais realista, ou baseado em fatos reais - como é o caso de "Rush" -, esteja, digamos, condenado a nunca faturar nada no Oscar. Posso estar enganado, mas acredito que existam outras obras semelhantes, realistas, que tenham conquistado uma estatueta, mesmo quando produzidas em Hollywood, que, em sua essência, vive de alimentar sonhos.

    ResponderExcluir
  13. Daniel, acredito que, independentemente do diretor ou do tamanho de seu talento, ainda assim, acho que dificilmente "Rush" seria indicado pela Academia. Não é o tipo de filme que agrada aquela turma, por melhor que seja o resultado na telona.

    ResponderExcluir
  14. Para mim, o modelo de votação e escolha da Academia é viciado há anos, priorizando sempre nomes consagrados, vez ou outra dando chance para algum outro que cause certa surpresa no público e na imprensa especializada. Já na Academia Britânica, concordo com você que "Rush" tem grandes chances de conquistar algum prêmio. O público na Europa é outro, com uma mentalidade completamente diferente da dos norte-americanos.

    ResponderExcluir